Seduc fala de acordo com APPI para calendário letivo; entidade desmente
A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) inicia no próximo dia 17 a matrícula dos alunos da rede municipal, processo que será encerrado no dia 31. O calendário escolar para o ano letivo de 2014 foi definido após reunião com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) e o Ministério Público, quando se discutiu a melhor forma de oficializar o período escolar.
O início das aulas está programado para 14 de abril e com término previsto em 17 de janeiro de 2015. Segundo a secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha Mendes, o calendário letivo levou em conta o período da Copa do Mundo, que acontece entre 12 de junho e 13 de julho.
As matrículas serão realizadas em todas as unidades escolares da rede municipal, tanto para alunos que frequentaram as aulas em 2013 quanto para os novos. “A matrícula dos alunos que já estudam na rede é feita automaticamente, salvo em casos em que é necessário alterar dados como endereço ou haja pedido de transferência de escolas, quando é exigida a presença dos pais ou responsáveis”, orienta a secretária de Educação. Os novos alunos precisam apresentar documentos pessoais e histórico escolar.
A secretária destaca que o calendário escolar de 2013 terminou na última sexta-feira, 7, em algumas escolas do município e que resta apenas um pequeno número de unidades ainda em aula. “É previsto que nas próximas semanas, as escolas rurais que ainda se encontram em aula também entrarão em período de recesso para as férias escolares”, explicou Marlúcia Rocha, acrescentando que a reunião entre APPI e a Seduc teve como objetivo a elaboração de um calendário letivo sem maiores prejuízos para alunos e o próprio sistema pedagógico. “Infelizmente, o período de greve dos professores gerou um atraso nas atividades escolares, por isso entramos em acordo para que não ocorra perdas na grade curricular nem para o corpo discente”.
Após o período de greve, enfatiza a secretária, foi necessário definir um calendário especial de reposição de aulas para garantir a conclusão do ano letivo em toda rede. Baseando-se nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Sedur conseguiu manter o calendário em exercício, fazendo com que todas as escolas da rede concluíssem o processo de ensino aprendizagem do ano letivo de 2013.
APPI nega - Em nota emitida na manhã de hoje, a APPI nega que tenha participado de alguma reunião com o governo para discutir o tema. E critica o fato de o nome da APPI estar sendo utilizado "de forma indevida ou em declarações que não são verdadeiras".
Abaixo, a nota na íntegra
Com relação à notícia distribuída pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, onde afirma que “o calendário escolar para o ano letivo de 2014 foi definido após reunião com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI)”, a APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, informa que em nenhum momento participou de qualquer discussão com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus sobre o referido calendário escolar de 2014.
Os esclarecimentos se fazem necessários para evitar que o nome da APPI/APLB seja colocado de forma indevida ou em declarações que não são verdadeiras.
Enilda Mendonça
Presidente da APPI/APLB-Sindicato